segunda-feira, 15 abril 2024 - 14:28
spot_img

Somando forças com o governo contra o crime, Rio Branco implanta videomonitoramento da cidade

A Prefeitura de Rio Branco apresentou nesta quinta-feira (22), em uma solenidade que reuniu várias autoridades da área da Segurança Pública, o plano piloto do projeto Rio Branco Mais Segura, que consiste na implantação de um sistema inteligente de videomonitoramento para a capital do Acre.

Orçado em cerca de R$ 6,5 milhões, o projeto funciona a partir de uma central de tecnologia, que controla um total de 324 câmeras posicionadas em vários pontos da cidade, como parques, praças, cruzamentos e outras áreas estratégicas, contribuindo de forma significativa para aumentar a segurança da população.

“O município de Rio Branco se sentiu também na responsabilidade de ajudar o Estado na Segurança Pública. A gente sabe que a Segurança Pública está muito ruim, em função de uma série de fatores que vem acontecendo, e mesmo não sendo nossa reponsabilidade direta nós decidimos fazer essa parceria com o Estado”, explica o prefeito Tião Bocalom.

O projeto Rio Branco Mais Segura será integrado ao sistema de monitoramento que já existe no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública, reforçando ainda mais a base de dados do governo no sentido de combater a criminalidade. Entretanto, o sistema adquirido pela Prefeitura de Rio Branco está entre os mais modernos da atualidade, incluindo câmeras de altíssima resolução e até de reconhecimento facial.

“Além da quantidade significativa de novas câmeras que teremos, destacamos também a capacidade tecnológica, como as câmeras de reconhecimento facial, esse é o grande avanço que vai potencializar e muito o trabalho da Secretaria de Segurança Pública”, comemora o secretário de Estado Paulo César Rocha.

O projeto Rio Branco mais segura está sendo implementando com recursos próprios do município e tem como motivação reduzir ainda mais os índices de criminalidade na capital. Segundo um levantamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Governo Federal, Rio Branco está na 26a posição do país em relação ao número de câmeras de monitoramento instaladas e locais públicos.

 

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO