A pesquisa, baseada em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, também mostrou que a taxa per capita de relatos de uso diário ou quase diário de maconha aumentou 15 vezes de 1992 a 2022.
O estudo indica que, em 2022, 17,7 milhões de norte-americanos diziam usar a cannabis diariamente ou quase diariamente, enquanto 14,7 milhões de cidadãos afirmava consumir álcool frequentemente.
Segundo o pesquisador de políticas de cannabis na Universidade Carnegie Mellon Jonathan Caulkins, aproximadamente 40% dos consumidores de maconha usam a substância diariamente ou quase diariamente.
O estudo também alerta para os riscos associados ao consumo frequente da planta, incluindo a maior probabilidade de dependência e o desenvolvimento de psicose associada à cannabis.
LEGALIZAÇÃO DA MACONHA NOS EUA
A legalização da maconha (para fins medicinais e/ou para recreativos) em 24 dos 50 Estados dos EUA, contrasta com sua ilegalidade ao nível federal.
Em março, o presidente Joe Biden disse que ninguém deveria ser preso por usar maconha. Em 2022 e 2023, o democrata concedeu perdão para todos os norte-americanos condenados por porte ou uso de maconha sob a lei federal do país. A medida não se aplica a indivíduos envolvidos em acusações de distribuição e venda da substância.