O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove o workshop de cultura exportadora para alimentos. O evento acontece em Rio Branco, no próximo dia 17, na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a partir das 14h30. O principal objetivo é estimular a exportação de alimentos brasileiros industrializados.
Para o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, o encontro acontece em um momento importante quando o setor comemora recordes de superavit na balança comercial, com destaque para exportação de soja e suínos. Ele lembrou a fase preparatória para a realização da Expoacre e a participação de empresários do setor na Expoalimentaria 2024, em Lima.
“O Brasil é o maior exportador de alimentos industrializados do mundo, levando seus produtos para 190 países. O objetivo do governo é levar cada vez mais o que produzimos de forma industrial no Acre para o mundo, fomentando investimentos com geração de emprego e renda”, disse Mesquita.
Ainda de acordo a Seict, entre 2007 e 2019 a indústria de alimentos cresceu 232,9% no Acre, configurando-se no segmento que mais avançou neste período no estado. Assurbanipal Mesquita lembrou que a carne suína produzida no Alto Acre por intermédio da Indústria Dom Porquito está a cada ano mais inserida no mercado internacional. “De olho neste mercado, o governador Gladson Cameli determinou a expansão saudável da produção de suínos em todo o estado”, analisou.
Mesquita destaca, ainda, a participação do setor de alimentos do Acre em feiras internacionais como a Expoalimentaria, no Peru. Pare ele, “a presença nesses eventos faz parte da estratégia desenhada pelo governo, em parceria com o setor privado, que visa congregar desde a qualificação, ações de inteligência de mercado, até atividades finais de promoção comercial”, informou.
O encontro em Rio Branco acontecerá por meio do programa de promoção das exportações, o Abimapi International, em parceria com o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento. Entre as presenças confirmadas está a do diretor internacional do Abimapi, Rodrigo Iglesias. Também foi confirmada a apresentação do case Bifum pelo presidente da indústria, Hélio Chiang.
Entre os temas que serão debatidos estão: a promoção comercial, ambiente regulatório, estatísticas de comércio exterior e cenário global, e iniciativas para lideranças femininas.