Dados da Assessoria Previdenciária do Brasil (APB) indicam que 95% dos aposentados e pensionistas não conhecem suas informações previdenciárias. Apenas 5% dessas pessoas sabem suas senhas de acesso ao aplicativo Meu INSS, que é usado para acessar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
No aplicativo Meu INSS, os beneficiários podem acessar uma variedade de serviços, extratos e informações previdenciárias, como o valor e o tipo do benefício, além do número do benefício no INSS e informações sobre o banco responsável pelo pagamento. Esta ferramenta do governo federal pode ser acessada tanto pelo computador, através do site, quanto pelo celular, com o aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS.
Para acessar o aplicativo Meu INSS e recuperar a senha, é necessário ter uma conta no gov.br. O usuário deve fazer login no site, informando o número do CPF e a senha cadastrada. Caso o usuário não lembre a senha, a recuperação dos dados previdenciários pode ser feita em uma agência do INSS ou no próprio site.
No site (meu.inss.gov.br) ou no aplicativo Meu INSS, o usuário deve clicar em “esqueci minha senha”. Em seguida, deve acessar a loja de aplicativos e baixar o aplicativo “gov.br”. No celular, abrir o aplicativo e clicar no botão “Ler QR code” na tela inicial. No computador, clicar no botão “Gerar QR code” e fazer a leitura utilizando o aplicativo no celular. Depois, é só seguir os procedimentos indicados para recuperar a senha.