Menu

Deslizamento de terra compromete captação de água em Rio Branco e pode levar à decretação de emergência

Defesa Civil e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), realizaram em conjunto uma vistoria técnica na Estação de Tratamento de Água I (ETA-1) devido a um deslizamento de terra que comprometeu a área de captação de água. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou que a estrutura e o funcionamento da ETA-1 foram afetados, e há possibilidade de decretar situação de emergência para evitar prejuízos no abastecimento de água à população.

Além da ETA-1, Falcão alertou que a situação pode ocorrer na Estação de Tratamento de Água II (ETA-2), que também passará por inspeção. Ele destacou que, se necessário, a ETA-2 poderá ser incluída na decretação de emergência para garantir o fornecimento contínuo de água. O coordenador explicou que o início do período chuvoso aumenta o risco de deslizamentos e movimentações de massa, comuns nessa época em várias áreas da cidade.

O presidente do Saerb, Enoque Pereira, informou que o deslizamento causou o colapso do acesso à torre de captação da ETA-1, rompendo duas das redes de captação, restando apenas uma em operação. A situação exige atenção para evitar agravamento no abastecimento de água em Rio Branco.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS