O nível do Rio Acre em Rio Branco subiu 1,58 metro nas últimas 24 horas, alcançando 10 metros na manhã de sexta-feira, 27. A Defesa Civil explicou que as intensas chuvas na bacia do Rio Acre e o aumento do volume de água do Riozinho do Rola, principal afluente, foram os principais fatores para esse aumento. O órgão está monitorando a situação de perto e já iniciou ações para enfrentar o risco de enchentes.
A Defesa Civil deu início à segunda fase do plano de contingência, que inclui a preparação do Parque Wildy Viana para abrigar famílias desalojadas. O coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, mencionou que o parque foi solicitado na quinta-feira, 26, e que o processo de limpeza e organização já foi iniciado para garantir que o local esteja pronto para receber os afetados, caso necessário.
A primeira fase do plano já está em execução, com o mapeamento de áreas de risco e o acompanhamento diário do nível do rio. Falcão também garantiu que os abrigos serão montados somente quando o nível do rio alcançar 12 metros, descartando a possibilidade de transbordamento neste ano. Ele destacou que, até domingo, o nível deve chegar a 11 metros, mas que o transbordamento não é esperado.