A Prefeitura de Rio Branco anunciou, nesta terça-feira (14), um conjunto de medidas para reforçar a segurança no Horto Florestal, após uma tentativa de estupro ocorrida no parque no último fim de semana. A principal ação será o aumento do policiamento no local, com o objetivo de garantir que os frequentadores se sintam mais seguros. Além disso, haverá um incremento no número de câmeras de segurança nas trilhas, visto que 2.800 metros do parque ainda não são monitorados.
Atualmente, o Horto Florestal conta com 16 câmeras, mas a expansão do sistema de monitoramento visa cobrir todas as áreas do parque. O município também destinará R$ 7,2 milhões para reforçar a segurança em outros parques da capital, como o Chico Mendes e Capitão Ciríaco. O Gabinete Militar da administração, liderado pelo coronel Ezequiel Bino, informou que os servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) serão treinados para atuar junto com a polícia, além da instalação de placas orientativas nas trilhas.
A nova secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, garantiu que o ambiente será mais seguro para a população e reforçou que não é necessário evitar o parque. A tentativa de estupro, que ocorreu na manhã de sábado (11), envolveu um suspeito identificado como Guilherme, de 23 anos, que foi preso após agredir a vítima e roubar seus pertences durante o ataque.