Com 25 anos de experiência na medicina, o cirurgião geral e bariátrico José Ricarte já tratou inúmeros casos de cistos, formações anormais geralmente benignas. No entanto, na última segunda-feira (17), ele se deparou com um caso impressionante: a remoção de um cisto de quase 8 quilos de uma paciente.
Ricarte, que se formou em 2000 pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e se especializou em cirurgia em 2004, afirmou que esse foi o maior cisto que já retirou em sua carreira. Ao examinar a paciente e analisar a tomografia, ele percebeu imediatamente a dimensão da formação, destacando que, embora já tivesse realizado cirurgias semelhantes, esse caso foi excepcional.
A paciente, uma mulher de 34 anos com sobrepeso, começou a sentir dor abdominal súbita na semana anterior à cirurgia. Ao procurar atendimento médico, foi submetida a exames, incluindo uma tomografia, que revelou a presença do cisto. Após a avaliação, a equipe decidiu pela intervenção cirúrgica para a remoção da lesão.
O médico afirmou que o vídeo foi divulgado com o objetivo de conscientizar as pessoas para manterem seus exames de rotina em dia.
Para evitar que aconteça, o médico orienta as mulheres a fazerem exames de rotina pelo menos uma vez por ano e caso sinta dor no baixo-ventre, menstruação irregular e dor na relação sexual buscar atendimento médico.
“Essa paciente, como ela estava acima do peso, trabalhava muito e o crescimento do cisto geralmente é lento e teve poucos sintomas. Apenas quando teve a dor, procurou atendimento”, explica o médico.