Menu

Governo declara emergência ambiental e reforça combate a incêndios florestais em 2025

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinou nesta quinta-feira (27) uma portaria que declara estado de emergência ambiental no Brasil para 2025 e início de 2026 devido ao risco de incêndios florestais. Entre as áreas com maior vulnerabilidade estão o Vale do Acre, que engloba as regiões Sul e Sudeste do estado, e o Vale do Juruá, onde o período crítico das queimadas está previsto entre abril e dezembro de 2025. A medida busca viabilizar a contratação emergencial de brigadistas e a adoção de estratégias para conter os incêndios, que no ano passado atingiram níveis alarmantes.

Para intensificar o combate ao fogo, o governo contará com uma equipe de 4.608 profissionais, sendo 4.358 brigadistas e 250 servidores efetivos, representando um aumento de 25% em relação ao ano anterior. Essas equipes atuarão em 231 brigadas florestais federais distribuídas entre o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Marina Silva, a portaria permitirá que as autoridades adotem medidas mais eficazes para enfrentar as emergências climáticas com base em ciência e planejamento.

A estrutura de prevenção e combate ao fogo para 2025 será reforçada com 15 helicópteros, 2 aviões de transporte, 10 aeronaves para lançamento de água, além de 340 camionetas operacionais, 199 veículos especializados e 50 embarcações. Com esses recursos, o governo busca minimizar os impactos ambientais e proteger as áreas mais suscetíveis a incêndios florestais no país.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS