O prefeito em exercício de Rio Branco, Alysson Bestene, assinou nesta terça-feira (8) um novo Decreto de Emergência referente à Estação de Tratamento de Água II (ETA II), prorrogando o estado de emergência iniciado em abril de 2024. A medida, que será publicada em edição extra do Diário Oficial, busca garantir a continuidade das ações emergenciais para evitar a interrupção no abastecimento de água da capital acreana.
O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, afirmou que o novo decreto segue orientação do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, considerando que os riscos de colapso na estação permanecem devido ao agravamento dos desbarrancamentos na região. Já o coordenador da Defesa Civil, coronel Cláudio Falcão, explicou que a atual vazante do Rio Acre pode agravar ainda mais as erosões nos barrancos próximos à captação de água, tornando necessária a continuidade das ações emergenciais.
Além da ETA II, a ETA I também se encontra sob decreto de emergência desde 30 de dezembro, uma vez que abastece cerca de 40% da cidade. Com a liberação da primeira parcela dos recursos federais, a Prefeitura de Rio Branco já iniciou as intervenções e aguarda a liberação das próximas parcelas para dar seguimento às obras de contenção e recuperação nas estações.