Moradores do Ramal do Jacamin, próximo a Sena Madureira, bloquearam a BR-364 na manhã desta quarta-feira (9) em protesto por moradia, após receberem uma ordem de despejo. A manifestação ocorreu no KM 272 da rodovia, interrompendo o tráfego nos dois sentidos. De acordo com relatos, mais de 160 famílias vivem na área. Por volta das 11h, a estrada foi liberada após a confirmação de uma reunião com o Ministério Público.
Uma das moradoras, identificada como Maria, afirmou que vive no local há três anos e que o suposto proprietário, conhecido como Jacamim, ameaçou demolir as casas com máquinas. Ela relatou o desespero das famílias, muitas das quais dependem do Bolsa Família. Maria também mencionou a ausência de respostas da prefeitura, da Defensoria Pública e do Ministério Público, e apelou por apoio das autoridades.
Segundo Maria, a área onde vivem é uma invasão, ocupada durante um período de alagação. Apesar disso, ela destacou que o local é seguro para as crianças e possui transporte escolar. A Polícia Rodoviária Federal acompanhou a manifestação e informou que o desbloqueio ocorreu após o agendamento de uma reunião entre os manifestantes e um promotor de Justiça, prevista para o dia 11.