Menu

Casos suspeitos de Sarampo aumentam procura por vacina no Acre

Após a confirmação de casos de sarampo na Bolívia e no Peru, além de 25 casos suspeitos no Acre — seis deles em Rio Branco —, a procura pela vacina na capital aumentou consideravelmente, segundo a Prefeitura. O imunizante está disponível em todas as unidades de saúde, incluindo as URAPs, para pessoas de 6 meses a 59 anos. A coordenadora de Epidemiologia, Socorro Martins, destacou que a tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, sendo segura e utilizada há décadas.

Moradores têm buscado vacinar crianças e adultos para prevenir a doença. O gerente de vendas Thawã Sodré, por exemplo, levou o filho de seis meses para receber a primeira dose, ressaltando a importância de manter o calendário vacinal em dia para garantir uma infância saudável. Especialistas reforçam que o sarampo é altamente contagioso e pode causar complicações graves, exigindo atenção aos sintomas, como febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo.

A queda na cobertura vacinal para cerca de 40% reacendeu o alerta das autoridades, que lembram que a prevenção só é possível por meio da imunização. Crianças e adultos até 30 anos devem tomar duas doses, enquanto pessoas acima dessa idade precisam de pelo menos uma dose. A vacinação é a única barreira eficaz contra a reintrodução da doença no estado e a forma mais segura de proteger a população.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS