Menu

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada moderada, mas já ultrapassa limite da OMS

Apesar de não estar próximo aos níveis críticos registrados em 2024, a qualidade do ar, em Rio Branco, às 10h46, era considerada moderada, com concentração de PM2,5 (partículas finas com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros) de 11,4  µg/m³. Os dados são da plataforma suíça IQAir.

A concentração de PM2,5 é atualmente, na capital acreana, três vezes maior que o valor de referência anual de PM2,5 da Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda segundo a plataforma. Rio Branco, no entanto, não entrou no ranking das cidades mais poluídas do país, tendo em primeiro lugar São Paulo (SP), Camaçari (BA) e Recife (Pernambuco).

A plataforma ainda dá orientações à população. Veja quais:

  • Grupos sensíveis devem reduzir exercícios ao ar livre;
  • Feche as janelas para evitar que o ar sujo entre em sua casa;
  • Uso de máscaras ao ar livre, sobretudo para grupos sensíveis
  • Uso de purificador de ar.

Em 2024, Rio Branco viveu um dos piores cenários no que diz respeito à qualidade do ar: em 23 de setembro, os dados apontaram que o nível de PM 2,5 chegou a 605 microgramas por metro cúbico, sendo um nível considerado 40 vezes superior ao limite.

Ainda em setembro, o governador do Acre chegou a pedir para a população tomar cuidado pessoal com doenças respiratórias e reiterou que iria tomar todas as medidas cabíveis de punição para evitar crimes ambientais. “Garanto que o Estado não está parado e está tomando todas as medidas necessárias para cuidar da população e do nosso Acre”, destacou Cameli.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS