Com colaboração de Rosely Cabral
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), trabalha nos serviços de revitalização do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Campos Pereira, em Rio Branco. A unidade passa por uma ampla reforma para oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem a estudantes e profissionais.
O gestor da Seop, Ítalo Lopes, destacou nesta terça-feira, 19, que o investimento em espaços profissionalizantes é uma prioridade da gestão governamental.
“O governador Gladson Camelí tem determinado que estes centros de educação e as escolas técnicas recebam a devida atenção, pois são espaços estratégicos para a formação de profissionais em diversas áreas. A reforma do Campos Pereira representa não apenas melhorias na infraestrutura, mas também mais oportunidades para os jovens acreanos, especialmente porque futuramente ela se tornará uma faculdade estadual”, afirmou.

De acordo com o fiscal da Seop, Fernando Santos, a primeira etapa da obra está em fase de conclusão, contemplando a revitalização dos blocos da escola.
“Cinco empresas atuam no local, sendo que uma já finalizou os serviços e as demais estão próximas de concluir os trabalhos. No momento, estão em execução etapas de revestimento cerâmico, instalação elétrica e de lógica, além da colocação de esquadrias. Já realizamos pintura, reparos na cobertura, além de substituição e manutenção de esquadrias de madeira”, explicou.
O engenheiro acrescentou que a segunda etapa contemplará a revitalização do muro e de outros blocos da instituição, garantindo a completa modernização da escola, administrada pelo Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, a comunidade do Segundo Distrito será diretamente beneficiada com a conclusão da reforma da unidade, que é referência em ensino profissional e tecnológico na capital e se transformará em faculdade estadual.

Inclusive, o titular do Ieptec adiantou que as equipes envolvidas no projeto da Faculdade Estadual do Acre já construíram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que norteará a instalação da faculdade, bem como o Regimento Interno e o Estatuto.
“Nesse momento, estamos finalizando os planos de curso. Semana passada, estivemos reunidos com a direção do Conselho Estadual de Educação. Foram acertados alguns pontos para termos uma melhor visão sobre os documentos que ainda precisam ser elaborados, para que o conselho reconheça o processo de criação da faculdade. Os documentos estruturantes já estão bem adiantados, e podemos afirmar que até o final do mês de agosto o Ieptec já tenha os planos de curso prontos”, afirma Alírio Wanderley.