Menu

Defesa Civil reconhece emergência em Rio Branco e libera acesso a recursos federais

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, reconheceu oficialmente a situação de emergência em Rio Branco devido à seca prolongada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (28), possibilitando que a capital acreana tenha acesso a medidas emergenciais.

Com o reconhecimento, a prefeitura pode solicitar recursos federais destinados a ações de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para voluntários, além de kits de higiene, limpeza e dormitório. A medida visa minimizar os impactos da estiagem sobre a população local.

Além de Rio Branco, os municípios de Saboeiro (CE) e Açu (RN) também foram incluídos por conta da seca. Já Passa Quatro (MG) e Caxias do Sul (RS) tiveram emergência reconhecida em razão de desastres climáticos distintos: queda de granizo e fortes chuvas. Para receber os recursos, as cidades devem apresentar seus planos de trabalho no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), que serão analisados pela Defesa Civil antes da liberação dos valores.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS