O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (15), a criação da Carteira Nacional Docente do Brasil e um pacote de benefícios para os 2,7 milhões de professores do país. Durante evento no Rio de Janeiro pelo Dia do Professor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também confirmou a criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte ainda para este ano, além de premiar 100 mil educadores da rede pública.
A nova carteira, que terá validade de dez anos, poderá ser solicitada a partir desta quinta-feira (16) e dará acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos em estabelecimentos parceiros do programa #TôComProf. Adicionalmente, o governo premiou 100 mil professores de escolas com as melhores notas no Ideb com um crédito de R$ 3 mil para a compra de equipamentos de trabalho, como notebooks e tablets.
No evento, o presidente Lula afirmou que o investimento em educação foi historicamente negligenciado por uma elite e defendeu a continuidade das políticas para o setor. Ele ressaltou que, embora a educação seja fundamental, ela por si só não garante o avanço ideológico. Lula também expressou o desejo de que o país “nunca mais tenha um presidente da República que não tenha diploma universitário” e que o conhecimento adquirido seja usado a serviço do povo.