Um verdadeiro sucesso. Assim foi a Oficina de Pizzaiolo e Salgados com Massas Especiais, realizada pelo governo do Acre, em alusão ao Dia do Servidor, que é comemorado em 28 de outubro. O treinamento se deu na terça, 28, na Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), na Cidade do Povo, em Rio Branco.
Entre servidores públicos do Estado, alunos da escola e moradores da capital, 61 pessoas foram capacitadas na oficina, ministrada pelos profissionais da unidade do Ieptec, sendo uma turma no período da manhã e outra, à tarde.

Moradores do bairro Castelo Branco, Jonas Ferreira e Jailene Soares ainda não conheciam a Escola de Gastronomia. O casal aproveitou bem a oficina: “É uma oportunidade muito boa. Estou surpreso com a estrutura da escola, que é grande e acolhedora”, disse Jonas.
“Está sendo incrível usar produtos locais, como a macaxeira, a batata e a cenoura, e aprender novas técnicas de fazer pizzas saborosas, sem falar na estrutura da escola, os professores de excelência. E tem todos os equipamentos que precisamos”, completou Jailene.

Com vasta experiência gastronômica e atuando professora na escola, Daniele Bonfanti conduziu a oficina: “Apesar de ministrar diversos cursos aqui, essa é uma experiência nova para mim. Nunca tinha imaginado que um dia estaria dando uma oficina também para chefes de cozinha que foram, de fato, acadêmicos na área da gastronomia, e isso para mim é muito gratificante!”, salientou.

Para auxiliar na oficina, Daniele contou com duas alunas que estão fazendo o curso de salgadeiro na escola, no período da noite: “É muito bom poder trazer alunos para auxiliar; é uma experiência muito boa, mostra que eles têm capacidade e que não precisam ter medo de não conseguir”, arrematou a professora.
Ana Cristiane Costa foi uma das ajudantes na oficina: “Estou achando ótimo. Nunca tive essa experiência e para mim é maravilhosa. Pretendo fazer todos os cursos que aparecerem aqui; vai ser muito bom para o meu currículo”, afirmou.

Ana Paula Aragão é servidora na escola e aproveitou a oportunidade: “Acho um grande aprendizado. Pretendo colocar em prática o que aprendi hoje e cozinhar para minha família”.
Em 2025, o Ieptec capacitou 241 pessoas em nove oficinas executadas pela Escola de Gastronomia e, segundo a coordenadora do centro da Rede Ieptec, Marineide Diógenes, as ações não param: “Além dos cursos técnicos e eventos que realizamos em 2025, a escola ministrou praticamente uma oficina por mês. Para encerrar o ano com ‘chave de ouro’, ainda teremos nossa tradicional oficina de panetone. Aguardem”.

O presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, ressaltou das oportunidades que o governo do Acre oferece por meio do Ieptec e seus centros: “As oficinas ministradas na Escola de Gastronomia não são apenas pensadas para o público estudantil daqui ou para os moradores da Cidade do Povo, mas para toda a população de Rio Branco”.
O gestor aproveitou para parabenizar os homenageados da data comemorativa: “Parabéns, servidores públicos do Acre. O Ieptec também está sempre de portas abertas para todos vocês”.


