A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC) celebra, neste dia 2 de janeiro, seus 94 anos de fundação com uma trajetória marcada por transformação institucional e maior protagonismo na defesa da advocacia. A mais antiga seccional do país, segundo registros históricos, vive hoje um momento de consolidação de sua identidade como Casa do Advogado Acreano, com ações concretas que estreitam a relação entre a entidade e os profissionais da área jurídica em todas as regiões do estado.
Sob a presidência de Rodrigo Aiache, reeleito para o triênio 2025–2027, a OAB/AC assumiu uma postura ativa em defesa das prerrogativas e da valorização da classe. Um dos marcos dessa gestão foi a criação do programa “Cashback em Ordem”, que permite ao advogado reduzir ou até zerar o valor da anuidade por meio de compras em estabelecimentos conveniados. Mais de 250 parcerias já foram firmadas para oferecer serviços e benefícios aos profissionais inscritos.
A defesa das prerrogativas também avançou. A atual gestão promoveu a Caravana de Prerrogativas, a 1ª Conferência Estadual sobre o tema e obteve vitórias jurídicas importantes, como a ação civil pública contra o Detran/AC, que questiona exigências consideradas abusivas no atendimento à advocacia. Também houve decisões favoráveis que garantem o acesso irrestrito de advogados a unidades do sistema socioeducativo, bem como a priorização, junto ao Tribunal de Justiça, na liberação de alvarás e das chamadas RPVs — Requisições de Pequeno Valor.
A interiorização das ações se fortaleceu com a criação de subseções, com o projeto “OAB na Estrada”, que levou capacitações, inauguração de salas da advocacia e diálogo institucional a municípios como Brasiléia, Sena Madureira e Porto Acre. A entidade também firmou parcerias com cartórios para instalação de espaços físicos destinados ao atendimento da classe e articulou a inclusão da disciplina sobre prerrogativas nos cursos de formação das Polícias do Acre. A atuação junto aos órgãos do sistema de Justiça permitiu ainda o fortalecimento dos escritórios corporativos para uso compartilhado de advogados.
Foco no futuro
Na área da inovação e formação, a Seccional promoveu cursos sobre inteligência artificial, proteção de dados e produtividade jurídica, além de lançar podcasts e desenvolver o projeto “OAB Inova”. Também participou de eventos de destaque nacional e internacional, como a COP30, em Belém (PA), e a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília. Campanhas sobre ética digital, combate a golpes, valorização da mulher advogada e enfrentamento da violência de gênero ampliaram o alcance social da atuação institucional.
A OAB/AC encerra o ciclo de 2022 a 2024 com contas aprovadas por unanimidade, aumento de receita, aquisição de novos espaços e ampliação de serviços. Mais do que números, a atual gestão consolidou um novo posicionamento: estar ao lado da advocacia em suas lutas cotidianas, com presença, estrutura, escuta e ação. Aos 94 anos, a mais antiga seccional do Brasil segue firme em sua missão de promover a Justiça — começando pela valorização de quem a defende.


