O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou a ordem de serviço para a construção de um novo viaduto na capital acreana na manhã dessa quarta-feira (3). Orçado em R$ 24 milhões, o viaduto será construído na confluência das avenidas Ceará, Dias Martins e Isaura Parente, três importantes vias para a mobilidade na capital acreana e que apresentam grandes congestionamentos principalmente nos horários de pico.
Segundo Bocalom, 14 mil veículos passam pela região diariamente, e a construção vai diminuir o tempo de espera para travessia.
“É um viaduto que vai melhorar muito a mobilidade urbana, juntamente com o outro [da Dias Martins]. Esses dois vão melhorar a vida de quem passa aqui. Aproximadamente 14 mil veículos passam por aqui, e eles perdem muito tempo nessas rotatórias. Por isso tomamos essa decisão”, disse.
Além do viaduto, a prefeitura também anunciou a construção de outras 11 obras, como cinco novas unidades básicas de saúde. Ao todo, a prefeitura de Rio Branco deve investir 44 milhões de reais em obras de infraestrutura.
O prefeito também destacou a importância do apoio do governo do estado nessa e outras obras, e exaltou iniciativas do executivo estadual.
“Um pacote de obras muito grande, que vai gerar emprego, melhorar a vida de muitos riobranquenses. Fico feliz que a prefeitura está fazendo sua parte na mobilidade urbana, e o governo do estado também, com o viaduto entre a Avenida Ceará e o da Corrente. Com isso tudo, essa parceria, essa junção de forças a gente vai melhorar a vida de muita gente”, explicou.
Ordens de serviço para viaduto da AABB e outras 11 obras são assinadas em Rio Branco
O novo viaduto anunciado por Bocalom será a segunda pista elevada a ser feita na capital acreana. O elevado em outro trecho da estrada Dias Martins teve obras iniciadas no ano passado, e tem previsão de ser concluído neste mês de julho.
Com essa construção, o fluxo do trânsito foi alterado na região. A circulação foi direcionada rumo aos bairros Conjunto Universitário e Tucumã a partir da Rua Manaus, que faz cruzamento com a Rua Isaura Parente, logo após a Dias Martins. Outra opção é direcionar o trânsito para o Conjunto Esperança, a partir da rotatória do bairro Tangará.
O governador Gladson Cameli também ressaltou a parceria com a prefeitura de Rio Branco, e apontou a união de forças como uma maneira de se aproximar da população.
“É com essa parceria que a gente vence os desafios. Otimizando as equipes, a gente vai colocar o estado mais próximo das pessoas”, afirmou.