
O Acre demonstrou suas potencialidades de inovação durante a Amazontech, realizada de 4 a 6 de setembro em Boa Vista, Roraima, apresentando soluções que vão da saúde à mobilidade no campo, passando pela biotecnologia aplicada à beleza. Três startups acompanhadas pelo Sebrae no Acre tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos para investidores e potenciais parceiros comerciais.
Uma das novidades foi a UPSaúde, plataforma de telemedicina por assinatura que reúne diversos serviços digitais. O aplicativo oferece teleconsultas, agendamento, fila e prescrição digital, além de planos preventivos e monitoramento por meio de dashboards. “O aplicativo proporciona acesso a centenas de médicos de diversas especialidades, que analisam em tempo real os dados de saúde utilizando inteligência artificial. Isso garante um diagnóstico mais preciso, com 87% de eficácia”, explicou o CEO da startup, Rodolfo Lira.

Na área de cosméticos, a Amazon Nanoforest levou ao evento duas inovações desenvolvidas a partir de ativos da floresta amazônica: o Nanocap Hair, voltado ao fortalecimento e crescimento capilar; e o Gold Nanoserum, sérum nanotecnológico com ação benéfica para a saúde da pele. “Nosso propósito é unir preservação ambiental e tecnologia de ponta, garantindo eficácia e sustentabilidade em cada formulação”, ressaltou Iago Pimenta, Head de Marketing da Amazon Nanoforest.

Já a startup NC Girico apresentou uma versão repaginada do tradicional jirico, transporte artesanal comum em áreas rurais da Amazônia. O veículo tem capacidade para carregar até 1.200 kg, baixo consumo de combustível, chegando a rodar 25 quilômetros com apenas um litro, e custo de aquisição de até três vezes menor do que o de uma caminhonete convencional. “Ele é feito com motores estacionários e peças facilmente encontradas em qualquer loja de autopeças, o que facilita a manutenção sem precisar de mão de obra especializada”, contou Kaleb Cézar, um dos fundadores.
Para a gestora de Produtos e Mercados do Sebrae no Acre, Lívia Maia, a participação acreana na Amazontech reforça o compromisso da instituição em criar conexões estratégicas. “O Sebrae proporciona oportunidades para que empreendedores com ideias inovadoras possam se aproximar de investidores e potenciais parceiros comerciais. É um espaço para mostrar o talento do Acre e ampliar as chances de crescimento dessas startups”, destacou.
Tradição e sabor também representaram o Acre
Além das inovações tecnológicas, os visitantes puderam conhecer e degustar dois produtos de forte identidade cultural: a farinha de Cruzeiro do Sul e o açaí de Feijó, ambos com selo de Indicação Geográfica (IG) de procedência. Reconhecidos pela qualidade e sabor únicos, eles também conquistaram espaço e elogios no evento.