sábado, 22 junho 2024
spot_img

Acre deve receber 17,8 mil doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde; veja divisão por municípios

O Acre deve receber 17.803 doses da vacina contra a dengue do Ministério da Saúde referente a 1ª remessa para operacionalização da estratégia de imunização. A Secretaria de Saúde Estadual (Sesacre) informou que o carregamento com o imunizante chega na terça-feira (13).

O público-alvo nesse primeiro momento serão crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

De acordo com o ministério, foram escolhidos municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos com população igual ou maior a 100 mil habitantes com alta taxa de transmissão da doença. Também foram levadas em consideração as taxas de transmissão da doença nos últimos meses.

Metade dos municípios do Acre foram incluídos na lista do Ministério da Saúde para receber a vacina. Confira a distribuição de doses por municípios:

O Acre está em situação de emergência por conta da dengue desde o dia 5 deste mês após o estado registrar aumento de 106% nos casos da doença em 2023. Conforme dados do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entre janeiro e início de dezembro de 2023 foram notificados 5.445 casos de dengue no estado acreano. Destes, 3.755 deram positivos.

O governo federal iniciou a distribuição das vacinas nessa quinta-feira (8). O lote inicial com 712 mil doses deve ser enviado para 315 municípios dos seguintes estados:

  • Bahia
  • Acre
  • Paraíba
  • Rio Grande do Norte
  • Mato Grosso do Sul
  • Amazona
  • São Paulo
  • Maranhã

Distrito Federal e Goiás receberam as primeiras remessas ainda na quinta. Já na primeira quinzena de março, outros 521 municípios devem receber uma nova remessa do imunizante.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO