Menu

Acre está entre os nove estados que registraram variação positiva no volume de serviços em novembro

Diferentemente de 17 estados brasileiros e do Distrito Federal, o Acre está entre as nove unidades federativas que registraram alta no setor de serviços, comparando-se outubro e novembro de 2024. O dado faz parte de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira, 15. O aumento foi de 3,4%, enquanto no país a retração foi de 0,9%.

Acre teve 4ª maior variação no número de serviços em novembro do ano passado, aponta IBGE. Imagem: reprodução

O índice permanece positivo quando se compara novembro de 2023 e 2024, com uma variação positiva de 3,6%, de acordo com o levantamento. O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Mesquita, destacou que nos últimos dois anos o estado acreano vem conhecendo frutos do trabalho do governo Gladson Cameli, que tem apostado no fortalecimento de negócios.

“Isso tem se refletido nos números oficiais da nossa economia, como crescimento expressivo do PIB, menores taxas anuais de desemprego em relação aos últimos dez anos e incremento das exportações, entre outros”, pontua.

Setor de serviços envolve diversas áreas e impacta em diferentes segmentos, avalia secretário. Foto: Arquivo/Secom

Além desse ambiente atrativo para os negócios, a manutenção da folha de pagamento e outros incentivos fiscais propostos pelo governo ajudam o desenvolvimento de outras cadeias produtivas, que impactam nesses índices, gerando emprego e renda.

“Isso se reflete em setores que são a chave do desenvolvimento, como indústria de transformação e construção civil, que são multiplicadores. O setor de serviços dá suporte para todos os outros segmentos”, avalia.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS