Menu

Acre lidera crescimento no setor de serviços e avança no comércio, aponta IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nos dias 14 e 15 de maio, novos indicadores econômicos que avaliam o desempenho do setor de serviços e do comércio varejista no Brasil. Segundo os dados, o Acre se destacou nacionalmente com a maior variação positiva no setor de serviços, registrando um crescimento de 4,3% entre fevereiro e março deste ano, superando a média nacional de 0,3%.

A comparação entre março de 2023 e março de 2024 mostra um aumento ainda maior, de 7,2%, enquanto o acumulado do ano atingiu 2,4%. No comércio varejista, o crescimento foi mais modesto: 0,1% entre fevereiro e março. Já o comércio varejista ampliado – que inclui setores como veículos e materiais de construção – cresceu 2% no mesmo intervalo. Na comparação anual, os aumentos foram de 2,4% e 1%, respectivamente.

O setor de serviços é um dos pilares da economia brasileira, por sua ampla abrangência, que inclui desde pequenos comércios até grandes corporações dos setores financeiro, tecnológico e de entretenimento. No Acre, esse setor tem sido um dos principais motores do Produto Interno Bruto (PIB), e os bons resultados são vistos como reflexo de políticas públicas integradas com a iniciativa privada.

O governador Gladson Cameli avaliou positivamente os indicadores, destacando o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento econômico. Ele reforçou que a gestão está empenhada não apenas em fortalecer o setor público, mas também em apoiar as empresas privadas que investem e acreditam no potencial do estado.

A diversidade do setor de serviços representa também um grande potencial de geração de empregos e renda. Com o fortalecimento da iniciativa privada, segundo Cameli, mais oportunidades de trabalho são criadas, estimulando o consumo, aquecendo a economia e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de diferentes regiões do Acre.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS