A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um novo boletim sobre a situação do sarampo no estado, informando que, até o momento, 27 casos foram notificados. Desses, 16 já foram descartados e 11 ainda estão em investigação. Embora existam suspeitas, nenhum caso da doença foi confirmado, e o Acre permanece sem registros de transmissão ativa desde o ano 2000.
Os casos investigados estão distribuídos entre os municípios de Acrelândia, Porto Acre, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasiléia. Já os descartados envolvem cidades como Sena Madureira, Epitaciolândia, Assis Brasil e um caso específico de um morador de Cobija, na Bolívia, mas notificado em Rio Branco. A Sesacre reforça que a vacinação é essencial para a prevenção e orienta a população a manter a caderneta vacinal em dia e a procurar atendimento médico em caso de sintomas como febre, manchas vermelhas, tosse ou conjuntivite.
O boletim também expressa preocupação com a situação do sarampo na Bolívia, que já registra 155 casos confirmados em 2025, além de mais de 1.300 em investigação. A maioria está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o que aumenta o alerta para áreas de fronteira, como a região do Alto Acre, devido ao risco de reintrodução do vírus.