Menu

Acre reabre seleção para brigadistas com 100 vagas em ações de combate a incêndios florestais

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Corpo de Bombeiros do Acre reabriram o processo seletivo para contratação de brigadistas comunitários, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. São oferecidas 100 vagas, sendo 50 imediatas e 50 para cadastro de reserva, com atuação prevista em Rio Branco, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Os profissionais irão atuar na prevenção e combate a incêndios florestais em unidades de conservação e áreas próximas.

Os selecionados receberão uma ajuda de custo mensal de R\$ 1.476 para cobrir despesas com alimentação, transporte, combustível, hospedagem e seguro de vida. O contrato tem duração de seis meses e carga horária de 40 horas semanais, em turnos e escalas definidos pelos bombeiros. Para participar, é necessário ter ensino fundamental completo, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar quite com a Justiça Eleitoral e ter entre 18 e 59 anos. Pelo menos 20% das vagas são destinadas a mulheres.

O processo seletivo será composto por análise de currículo e documentos, testes físicos e práticos com ferramentas agrícolas, além de um curso de formação com metodologia do Corpo de Bombeiros. Os brigadistas atuarão em atividades como prevenção e combate a incêndios, educação ambiental com comunidades, recuperação de áreas degradadas e preservação da vegetação. As vagas estão distribuídas entre várias unidades de conservação, como a APA Lago do Amapá, Floresta Estadual do Antimary e o Complexo de Florestas do Rio Gregório.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS