Menu

Acre contabiliza 998 mil focos de queimadas nos primeiros 9 dias de setembro

A Secretaria de Meio Ambiente do Acre divulgou dados do satélite AQUA que indicam que, desde o início de setembro, o estado registrou 998 focos de queimadas. Feijó é o município com o maior número de ocorrências, totalizando 295, seguido por Tarauacá com 194 e Cruzeiro do Sul com 124. A capital, Rio Branco, registrou apenas 25 focos no período de 1º a 8 de setembro de 2024.

Quando considerados os dados do ano todo, de 1º de janeiro a 8 de setembro de 2024, o Acre contabilizou 3.735 focos. Feijó também lidera no acumulado anual, com 955 focos, seguido por Tarauacá com 596 e Cruzeiro do Sul com 455. Rio Branco registrou 237 focos no total.

Os dados ainda trazem a previsão de risco de fogo para o dia 11 de setembro. Conforme o INPE, quanto mais dias sem chuva, maior é o risco de incêndios florestais. No Acre, a maioria do estado apresenta risco de fogo entre Mínimo e Baixo, mas algumas áreas, especialmente nas regiões do Baixo Acre e Purus, apresentam risco Médio, Alto ou Crítico.

O relatório também aponta que o risco de fogo nas Unidades de Conservação do estado é, majoritariamente, classificado entre Mínimo e Baixo, com algumas áreas isoladas apresentando risco elevado. As Reservas Extrativistas Alto Juruá, Alto Tarauacá e Riozinho da Liberdade, assim como as Florestas Estaduais do Rio Gregório e do Afluente, e a Estação Ecológica Rio Acre, têm quase 100% de suas áreas em risco Mínimo ou Baixo, com riscos mais altos previstos apenas para áreas isoladas.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS