Menu

Acre vai receber cinco médicos do programa “Agora Tem Especialistas” para reforçar atendimento do SUS

O Acre será contemplado com cinco médicos especialistas no programa federal Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde que visa reforçar a atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, 501 profissionais foram selecionados para atuar em 212 municípios de todo o país, com prioridade para regiões com falta de especialistas.

No Norte, além do Acre, o Pará receberá 27 médicos, Roraima 12, Amazonas 10, Rondônia 7, Tocantins 3 e Amapá 2. Entre os profissionais selecionados, 67% vão atuar no interior do país, em especialidades como cirurgia geral, ginecologia, anestesiologia e otorrinolaringologia, contribuindo para reduzir a necessidade de deslocamento a grandes centros urbanos.

Segundo o Ministério da Saúde, 25,7% dos médicos atuarão em áreas de alta ou muito alta vulnerabilidade social, 20% na Amazônia Legal e 9% em regiões de fronteira. A primeira chamada do programa selecionou especialistas com média de 12 anos de experiência, que irão reforçar o atendimento em hospitais, policlínicas, centros de apoio diagnóstico e outras unidades públicas.

Entre os selecionados, 26% atuavam exclusivamente na rede privada e, pela primeira vez, vão atender no SUS. A capacitação inclui 16 cursos de aprimoramento com mentoria de profissionais da Rede Ebserh e do Proadi-SUS, com bolsa-formação de até R$ 20 mil por um ano, de acordo com a vulnerabilidade das localidades.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS