sexta-feira, 23 fevereiro 2024 - 19:52
spot_img

Acre vai sediar 1ª Jornada de Integração e Desenvolvimento da Amazônia

Encontro vai reunir entes federados, empresas e acadêmicos interessados em projetos financiados pela Suframa. Foto: Nilmara Almeida/Seict

O movimento é realizado pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) com apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Banco da Amazônia.

Na manhã desta quarta-feira, 6, na sala de reunião da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac) – órgão apoiador –  secretários, presidentes de autarquias e técnicos dos setores envolvidos na agenda alinharam a programação e a logística de visitas que serão desenvolvidas pela Suframa em centros tecnológicos de Rio Branco.

A coordenadora regional da Suframa no Acre, Maria Thereza Alves, afirmou que a agenda visa descentralizar os recursos da instituição para os demais estados da Amazônia. Hoje, o estado tem apenas R$ 11 milhões em projetos financiados pela Zona Franca.

“A jornada constitui um grande projeto de governança, de integração regional e interiorização de recursos do desenvolvimento que, concentrados no Amazonas, sejam destinados a outros estados”, disse Thereza.

Reunião de trabalho definiu  logística e programação do evento que acontece de 13 a 15 de setembro na Fieac. Foto: Nilmara Almeida/Seict

Ainda de acordo a Suframa, por falta de conhecimentos, muitas unidades federativas deixam de se cadastrar no Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). A jornada vai desenvolver vários ciclos de palestras de conhecimentos que visam qualificar empresas, produtores, acadêmicos e ECTs para captação de recursos.

O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, falou sobre a importância de receber entes interessados nas linhas de financiamentos de projetos e recursos, além dos incentivos fiscais das áreas de livre comércio. “Vai ser um momento em que vamos reunir todas as  instituições interessadas nessa estrutura para o aporte financeiro tão importante para o desenvolvimento regional, por isso chamamos de jornada da integração”, destacou Mesquita.

Para o titular da Sead, Paulo Roberto  Correia, o diferencial desta agenda é a reunião de todas as instituições em um grande fórum com a apresentação de todos os itens de desenvolvimento. “A Sudam tem os incentivos fiscais, o Banco da Amazônia suas linhas de crédito como o FNO, a Suframa tem os seus fundos que podem ser acessados pelos prefeitos e as empresas, como o fundo de inovação, bioeconomia que tanto tem se falado na Amazônia”, acrescentou Paulo Roberto.

Uma das palestras mais esperadas é a de recursos P, D&I, da Zona Franca de Manaus aplicados à Amazônia Ocidental e ao estado do Amapá.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO