terça-feira, 23 julho 2024

Acre zera solicitação ao registro profissional de pescador à espera de resposta

O estado do Acre não possui mais nenhum pedido em espera para adquirir o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). A informação foi dada pela Agência Brasil nesta quarta-feira (25). Alem do Acre, Amazonas, Pernambuco, Rondônia e Roraima e o Distrito Federal também já não têm mais nenhuma solicitação de RGP à espera de resposta.

Entretanto, os pescadores profissionais que ainda não têm o documento terão mais tempo para fazer o pedido. Isso porque a força-tarefa formada por servidores dos ministérios da Pesca e Aquicultura, Previdência Social e Trabalho e Emprego, com o objetivo de zerar a fila do RGP, foi prorrogada até 10 de novembro.

O documento equivale ao registro profissional dos pescadores. Sem ele, esses profissionais são considerados ilegais, não conseguindo vender o pescado, ou, ainda, podendo ser presos pela fiscalização ambiental.

“O documento mostra que o pescador é legal, permitindo que ele possa adquirir os benefícios sociais aos quais faz jus, inclusive o Seguro Defeso”, explica o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Sem o RGP, o pescador não tem como para garantir o recebimento do Seguro Desemprego do Pescador Artesanal (SDPA), popularmente conhecido como Seguro Defeso, benefício no valor de um salário mínimo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga a pessoas que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte. Isso é feito para subsidiar a renda familiar durante o período em que a atividade pesqueira é proibida, visando garantir o crescimento e reprodução das espécies.

O pescador já registrado pode solicitar o benefício pela primeira vez pelo telefone 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h; pelo site do INSS, pelo aplicativo Meu INSS e em entidades de pescadores que têm parceria com o INSS, como associações, colônias e sindicatos, que auxiliam com as solicitações.

Os profissionais que ainda não estão cadastrados podem solicitar o Registro de Pescador Profissional acessando o endereço do serviço de registro.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER