quinta-feira, 13 junho 2024 - 4:29
spot_img

Altas temperaturas possíveis causa de morte de peixes em rio no AC

Pescador filma peixes mortos no Rio Amônia, em Marechal Thaumaturgo — Foto: Reprodução

O Instituto do Meio Ambiente do Acre no Vale do Juruá segue investigando as causas da morte de diversos peixes no Rio Amônia, que deságua no Rio Juruá, em frente ao município de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre.

O líder indígena Benki Piyãko diz que a atual situação está afetando diretamente a sua comunidade e o ecossistema da região.

“Eu tô pegando, mas só que os peixes já estão ficando quase podre. Se tivesse um estudo para saber se é intoxicação, é importante coletar água”, avalia.

Segundo a avaliação preliminar do Imac, o intenso calor do verão amazônico tem sido apontado como uma das causas que contribuíram para a morte dos peixes. Representante do Imac no Juruá, Lacione Maia explica que a situação tem ocorrido em vários pontos da Amazônia Legal nos últimos dias.

“A gente pode inferir que não é uma coisa particular do Acre, lá do Rio Amônia, inclusive vem acontecendo em toda a Amazônia Legal, a questão do aquecimento. Nós tivemos altas temperaturas esses dias, e com o aquecimento, os níveis de água baixam, falta oxigenação para os peixes, e eles acabam morrendo”, considera.

Ainda de acordo com a chefe da representação do Imac no Juruá, uma equipe avalia a qualidade da água no Rio Amônia e os resultados mais precisos da situação devem ser concluídos em aproximadamente 15 dias.

“Após 15 dias vão emitir relatórios, a gente vai ter os laudos, vai ser emitida uma nota técnica informando à população o que aconteceu, e assim a gente vai ter uma resposta”, conclui.

G1 AC

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO