Após uma semana com registro de vários episódios de violencia na capital, nesta segunda-feira, 14, representantes das instituições do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e membros do Conselho Integrado de Gestão Operacional (Cigo) se reuniram para realinhamento de estratégias de combate à criminalidade e análise das ações desenvolvidas pelas forças de segurança do Acre.
A reunião teve como principal objetivo apresentar medidas, projetos e metas para garantir a tranquilidade em regiões conflituosas e o reforço do efetivo policial, com a presença frequente dos operadores de segurança nas ruas.
Reunião entre representantes da segurança pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
As ações também vão contar com as diretrizes estabelecidas em locais mapeados pelo setor de inteligência da Sejusp. O Plano de Segurança com fortalecimento do policiamento e medidas mais incisivas serão colocados em prática para evitar ataques e conflitos de organizações criminosas.
Entre as principais atividades estão a atuação da Polícia Civil, com trabalhos de investigação; e da Polícia Militar, com ações de intensificação de barreiras policiais em locais estratégicos, policiamento ostensivo e repressivo, uso de câmeras de videomonitoramento em locais de concentração de pessoas e parcerias com o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e Juventude, para o maior controle de crianças e jovens em locais de festas e com venda de bebidas alcoólicas.
Representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Asscom Sejusp
“Estamos atentos e vigilantes, por isso, é fundamental nesse momento intensificar ações conjuntas de caráter preventivo e repressivo”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia.