sábado, 2 março 2024 - 1:32
spot_img

Após manifestação, Prefeitura recebe moradores do ramal do escondido

Na manhã desta terça, 12, o vice-prefeito Henrique Afonso recebeu uma comitiva formada por oito moradores do Ramal do Escondido, acompanhados de três vereadores e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco das Chagas.

“Esta tem sido uma prática da gestão do Prefeito Zequinha que estou aqui representando: de atender e buscar o diálogo seja quais sejam as reivindicações, que são legítimas, e buscarmos juntos, soluções”, disse o vice-prefeito Henrique Afonso.

“Trouxemos nossas reivindicações e como sempre fomos bem atendidos. Buscamos melhorias para o nosso ramal na esperança de que seja feito o que foi prometido”, disse José Clemerson, uma das lideranças do ramal do escondido.

“Saímos daqui felizes por termos trazido essas tratativas representando o parlamento municipal e essa receptividade da prefeitura por estar atendendo desde antemão agradecer nosso vice-prefeito Henrique”, disse o vereador Clerton Souza.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul irá ajudar a articular a reunião com o INCRA, da qual deverá participar também o Deracre do governo do estado. O objetivo é somar esforços para poder atender às reivindicações dos moradores.

“Foi uma reunião proveitosa, mais uma vez fomos bem recepcionados pela gestão, prefeito secretários, vereadores e a comissão do ramal dos escondidos que vieram trazer suas reivindicações. O STR vai mobilizar Deracre, e Incra, juntamente com a prefeitura para viabilizar recursos para melhorar o acesso no ramal. Esta tem sido a prática do prefeito Zequinha, do vice Henrique, do secretário Josinaldo em todos os ramais onde a prefeitura está com as ações ”, disse Francisco das Chagas, presidente do STR-CZS.

Horas antes os moradores haviam interditado a Estrada da Variante para reivindicar melhorias para o ramal.

No dia 25 de agosto, o vice-prefeito Henrique e o secretário de obras Josinaldo Batista estiveram no local, quando foi então acordado que no dia 15 de setembro seriam enviadas máquinas ao local para as melhorias.

 

Visita do prefeito em exercício Henrique Afonso e do secretário de obras Josinaldo Batista ao ramal do escondido em 25 de agosto. Arquivo da Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Apesar de o ramal do escondido ter sido um dos primeiros a receber as obras de melhorias de ramais do verão deste ano, a qualidade do solo, situado em região de várzea, não permite a realização de um trabalho duradouro, sem que sejam empregados maiores recursos.

“Esse foi um dos primeiros ramais a serem atendidos com recuperação neste ano, mas sabemos que o solo aqui é diferenciado. É uma área encharcada, úmida, com um solo argiloso que retém muito a umidade. Não tem como garantir de pronto esse acesso de inverno a verão devido a estas condições do solo, mas vamos melhorar as pontes, que há estão apresentando problemas e isso já vai ajudar a dar melhor trafegabilidade.

Desde o ano passado temos feito levantamento em alguns pontos. Mantivemos um trator de esteira e uma escavadeira hidráulica por mais de um mês para melhorar o tráfego no ramal. Também estamos buscando mais recursos, para futuramente realizar um trabalho mais permanente nesse ramal ”, explicou na ocasião da visita, o secretário municipal de obras Josinaldo Batista.

Com a aproximação do período invernoso, os moradores temem ficarem sem trafegabilidade no ramal.

A prefeitura se comprometeu em destinar máquinas já na segunda feira para algumas melhorias no ramal e articular parcerias com o Deracre e Incra, para viabilizar recursos para uma obra mais permanente no ramal.

“Segunda-feira já teremos máquinas no ramal. Estamos em tratativa desde 2021 com os moradores do ramal do escondido. Temos trazido maquinário para realizar trabalhos de melhorias, nas pontes e bueiras, já quanto à reivindicação de uma camada vegetal temos outras dificuldades que precisam de parceria. Por isso vamos organizar uma reunião com o INCRA, já que se trata de projeto de assentamento, com o sindicato (STR) e o Governo do Estado para que juntos posamos compartilhar esta responsabilidade de superar estes desafios. Tenho certeza de que com essas três instâncias juntas vamos conseguir amenizar para no próximo ano melhorar as condições do ramal do escondido e outros que requerem a responsabilidade da prefeitura”, concluiu o vice-prefeito Henrique Afonso.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO