Menu

Às vésperas de decisão sobre juros, bolsas da Europa fecham em queda

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em baixa, nesta terça-feira (3/2), dois dias antes de decisões sobre as taxas básicas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Banco da Inglaterra (BoE).


O que aconteceu

  • O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias listadas em bolsas, fechou em leve alta de 0,1%, aos 617 pontos, praticamente estável.
  • Na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, o índice DAX recuou 0,06%, aos 24,7 mil pontos.
  • Em Londres, o FTSE 100 encerrou o pregão com perdas de 0,26%, aos 10,3 mil pontos.
  • O CAC 40, da Bolsa de Paris, fechou o dia em baixa de 0,02%, aos 8,1 mil pontos, também perto da estabilidade.
  • A exceção positiva do dia foi o Ibex 35, de Madri, que fechou em alta de 0,02%, aos 18,1 mil pontos, também estável.

Europa e no Reino Unido definem taxa de juros

Os investidores seguem com as atenções voltadas para as decisões de política monetária na Europa e no Reino Unido, que serão anunciadas na quinta-feira (5/2).

Segundo a maioria das projeções dos analistas do mercado, tanto o BCE quanto o BoE devem manter inalteradas as taxas de juros nas reuniões desta semana – em 2% e 3,75%, respectivamente.

Além dos juros, o mercado europeu monitora a divulgação dos resultados financeiros de importantes bancos do continente, como Santander, UBS, BNP Paribas, UniCredit e Société Générale.

Ações de tecnologia recuam

No pregão desta terça-feira, o setor de tecnologia pesou negativamente sobre o mercado europeu de ações, fechando em forte baixa de 4,5%.

O mau humor do mercado em relação ao segmento tecnológico foi impulsionado pelos resultados ruins de duas das maiores companhias do setor na Europa, a SAP (-4,61%) e a ASML (-3,09%).

Por outro lado, os papéis ligados à mineração avançaram 2% na sessão, em meio à forte valorização do ouro e da prata – que voltaram a subir forte nesta terça-feira.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS