
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) firmaram Termo de Cooperação para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Carta Estratigráfica da Bacia do Acre”, voltado à área de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (20).
A iniciativa prevê estudos técnicos e científicos sobre a Bacia do Acre, considerada estratégica para o conhecimento geológico da região amazônica. De acordo com o extrato publicado, o projeto terá vigência de 11 de dezembro de 2025 a 9 de junho de 2027, com investimento total de R$ 3.591.656,52, conforme informado na publicação oficial.
A chamada Carta Estratigráfica é um instrumento técnico-científico utilizado na geologia para representar, de forma organizada e cronológica, as diferentes camadas de rochas e sedimentos de uma determinada região. Esse tipo de carta permite compreender a idade, a composição e a disposição das formações geológicas ao longo do tempo, sendo fundamental para análises sobre a evolução geológica de uma bacia sedimentar, além de subsidiar estudos sobre recursos naturais, como petróleo, gás e aquíferos.
Por: ac24horas.com


