
A Prefeitura de Rio Branco iniciou o plantio de mudas de bambu como estratégia natural para conter a erosão na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Judia. Na segunda-feira (7), 30 mudas foram plantadas como parte de uma ação conjunta voltada à estabilização do terreno na região.
O bambu foi escolhido por suas raízes profundas e resistentes, que ajudam a fixar o solo e reduzir os riscos de deslizamentos. Segundo a engenheira florestal Sônia Freira, além de sua eficácia na contenção da erosão, o bambu se adapta facilmente ao ambiente, cresce rapidamente e mantém a umidade do solo.
A secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, destacou que a iniciativa representa um bom exemplo de como a integração entre secretarias pode contribuir para prevenir desastres naturais. A ação foi conduzida em parceria entre a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), que liderou o plantio. A expectativa é de que, com o tempo, o bambu contribua para a estabilidade da estrutura e evite novos problemas na área.