terça-feira, 23 julho 2024

Boletim semanal sobre a seca no estado do Acre – de 29 de novembro a 6 de dezembro

O governo federal reconheceu, no dia 16 de outubro, em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Situação de Emergência em todos os 22 municípios do Acre, devido à seca. Antes, um decreto estadual publicado no dia 6 de outubro já declarava Situação de Emergência, devido à iminente possibilidade de desabastecimento no sistema de água do estado.

No dia 1º de novembro, o governo federal, por intermédio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, autorizou o empenho e o repasse de recursos ao Acre, no valor de R$ 8,2 milhões, para a execução de ações que promovam assistência às famílias mais impactadas pelo período de estiagem prolongada no estado.

Confira a seguir os dados referentes à crise hídrica no estado do Acre na última semana:

Previsão do tempo

De acordo com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com dados baseados no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para a Região Norte é de chuvas em forma de pancadas, durante a semana, com valores maiores que 60 mm no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, sul de Roraima e norte do Amapá, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, devido à combinação de um vórtice ciclônico de altos níveis e ao calor e alta umidade. Com menores acumulados previstos no Tocantins.

Mapa de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre os dias 4 a 11 de dezembro.

Regional do Alto Acre

Previsão é de céu nublado, com pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta-feira, 6; nos dias 7 e 8 a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar com mínimas de 21ºC a máximas de até 33°C. A umidade relativa do ar prevista será de 55% a 100% nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

Região do Baixo Acre

Previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta-feira, 6; nos dias 7 e 8 de novembro a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar de mínimas de 22ºC a máximas de até 32°C. A umidade relativa do ar prevista será de 55% a 100% nos municípios de Capixaba, Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Acrelândia.

Regional do Purus

Previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta-feira, 6; nos dias 7 e 8 de novembro a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar de mínimas de 22ºC a máximas de até 31°C. A umidade relativa do ar prevista será de 55% a 100% para os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.

Região de Tarauacá-Envira

Previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta-feira, 6; nos dias 7 e 8 de novembro a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar de mínimas de 23ºC a máximas de até 31°C. A umidade relativa do ar prevista será de 60% a 100% para os municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.

Regional do Juruá

Previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas nesta quarta-feira, 6; nos dias 7 e 8 de novembro a previsão segue a mesma tendência. As temperaturas devem variar de mínimas de 23ºC a máximas de até 31°C. A umidade relativa do ar prevista será de 60% a 100% para os municípios de Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

Nível dos principais rios

Em Assis Brasil e Brasileia, no decorrer da semana, o rio apresentou uma dinâmica de elevação. Assis Brasil registrou o nível de 3,19 m no dia 29 de novembro, e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 4,07 m, uma elevação de 0,88 cm. Brasileia registrou o nível de 1,83 m no dia 29 de novembro, e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 1,99 m, uma elevação de 16 cm.

O Riozinho do Rola, afluente do Rio Acre, apresentou uma dinâmica de elevação no decorrer da semana. Registrou o nível de 1,06 m no dia 29 de novembro e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 1,36 m, uma elevação de 30 cm.

O Rio Iaco apresentou uma dinâmica de elevação em Sena Madureira. Registrou o nível de 1,55 m no dia 29 de novembro, e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 3,78 m, uma elevação de 2,23 m.

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, apresentou uma dinâmica de elevação. Registrou o nível de 4,42 m no dia 29 de novembro e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 6,43 m, uma elevação de 2,01 m.

O Rio Envira, em Feijó, apresentou uma dinâmica de elevação no decorrer da semana. Registrou o nível de 6,48 m no dia 29 de novembro, e na cota desta quarta-feira, 6, registrou 7,84 m, uma elevação de 1,36 m.

Veja os níveis nesta quarta-feira, 6

Rio Acre / Rio Branco: 3,52 m

Rio Acre / Assis Brasil: 4,07 m

Rio Acre / Brasileia: 1,99 m

Riozinho do Rola / Rio Branco: 1,36 m

Rio Juruá / Cruzeiro do Sul: 6,43 m

Rio Iaco / Sena Madureira: 3,78 m

Rio Envira / Feijó: 7,84 m

Focos de calor

O número de focos de calor no Acre, no período de 1º de janeiro até dia 5 de dezembro de 2022 foi de 11.838 focos, sendo que em 2023, no mesmo período, foi de 6.559 focos, uma redução de 45%.

O número nos focos de calor no Acre, no período de 1º a 5 de dezembro de 2022, foi de 7 focos, sendo que, em 2023, no mesmo período, foi de 1 foco, uma redução de 86%.

Para mais informações sobre dados oportunizados pela Sema acesse: Sala de Situação

Total de incêndios combatidos

O Corpo de Bombeiros combateu, no período de 29 de novembro a 5 de dezembro, 21 incêndios, sendo 19 na capital e 2 no interior do estado.

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER