O Brasil e a China firmaram um acordo para estudar a viabilidade do Corredor Ferroviário Bioceânico, que pretende ligar o oceano Atlântico ao Pacífico por meio de uma ferrovia que cruzará o Peru até o Acre e seguirá por Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Bahia, com destino final no porto de Ilhéus.
A responsabilidade pela execução dos estudos no Brasil será da estatal Infra S.A., ligada ao Ministério dos Transportes, enquanto a China será representada pelo China Railway Economic and Planning Research Institute. O ponto de partida do corredor será o porto de Chancay, no Peru, que representa um dos maiores investimentos chineses na América Latina, com aporte de US\$ 3,5 bilhões.
O trajeto da ferrovia seguirá paralelo à BR-364 até se conectar à Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e, posteriormente, à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), chegando ao litoral baiano. O projeto visa reduzir o tempo de exportação de cargas brasileiras para a Ásia em até dez dias, especialmente de soja e minério de ferro, e faz parte das Rotas de Integração Sul-Americana, fruto de negociações iniciadas em abril.
Com informações da Folha de SP