sábado, 25 maio 2024 - 2:36
spot_img

Brasil e Colômbia querem acordo entre Maduro e oposição

Segundo o presidente colombiano Gustavo Petro, a sugestão é que o acordo seja referendado por um plebiscito

O Brasil e a Colômbia se manifestaram nesta 4ª feira (17.abr.2024) favoráveis a um acordo entre o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição no país, antes de as eleições presidenciais serem realizadas. Segundo o presidente colombiano, Gustavo Petro, a sugestão é que o acordo seja referendado por um plebiscito.

Lula e Petro Exortaram o governo e os setores de oposição a considerar a possibilidade de chegar a um acordo de garantias democráticas que possa ser referendado nas urnas. Reiteraram seu repúdio a qualquer tipo de sanções que unicamente servem para aumentar o sofrimento do povo venezuelano”, diz declaração conjunta entre Petro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgada pelo Palácio do Planalto.

Lula e Petro, apesar de serem do mesmo campo ideológico de Maduro, ambos são de esquerda, criticaram o presidente venezuelano por impedir que a sua adversária, Corina Yoris, dispute as eleições do país.

Na declaração, ambos os líderes se colocam contra “qualquer tipo de sanções” que aumentem o sofrimento da população venezuelana.

Também se manifestaram a favor de a Venezuela e a Guiana continuarem dialogando para alcançarem “soluções diplomáticas”. A disputa entre os países, que dura mais de 1 século, está relacionada à região de Essequibo.

Em dezembro, os venezuelanos votaram em um referendo sobre a anexação de parte do território da Guiana, e, em 4 de abril, Maduro promulgou a que cria o território venezuelano na área reconhecida internacionalmente como parte da Guiana. 

VIAGEM DE LULA À COLÔMBIA

Os 2 presidentes se encontraram nesta 4ª feira (17.abr) durante viagem de Lula à Colômbia. No país vizinho, o chefe do Executivo participou de reunião bilateral, assinou acordos e discursou no encerramento de um Fórum Empresarial e na abertura da Filbo (Feira Internacional do Livro de Bogotá).

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO