sexta-feira, 19 abril 2024 - 6:15
spot_img

Casamento Coletivo oficializa união de 52 casais em Brasileia

Celebração realizada pelo Poder Judiciário do Acre aconteceu na Escola Estadual Kairala José Kairala, integrando ação do projeto “Defensoria ao seu lado – cidadania mais perto de você”

Alguns casais estão há pouco tempo juntos, outros contam que estão “uma vida”, expressão que usam para mensurar o período que já compartilham da companhia um do outro, mas ainda assim, a ansiedade foi sentimento comum entre os 52 pares que oficializaram a união em mais um casamento coletivo do Projeto Cidadão.

A ação do Poder Judiciário do Acre, coordenado pela decana da Corte acreana, desembargadora Eva Evangelista, aconteceu em uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE), com o projeto “Defensoria ao seu lado – cidadania mais perto de você”, neste sábado, 15, em Brasileia, como parte das atividades em comemoração aos 113 anos do município.

Casais de diferentes idades, origens e histórias de vida foram acolhidos e tiveram a oportunidade de oficializar sua união em uma cerimônia conduzida pelo juiz de Direito Substituto, Jorge Luiz, na escola Kairala José Kairala. Participaram também a defensora pública geral, Simone Santiago, os defensores Jorge Araújo e Roberta Caminha, a prefeita do município, Fernanda Hassem, o delegatário de Brasiléia, Rodrigo Azevedo.

 

Vestidos elegantes, sorrisos radiantes e olhares cúmplices e até tímidos preencherem o ambiente preparado com carinho para as noivas e noivos. A troca de votos foi testemunhada também por amigos e familiares, que se empenharam em registrar o momento.

Representando as 102 pessoas que decidiram dizer o sim, estiveram como casal mais jovem, Antônio Wesley Lima dos Santos, de 19 anos, e Avelina Silva dos Santos Lima, de 18 anos. Já os mais experientes foram Gerson Cardoso dos Santos, 74, e Raimunda Nonata Xavier do Nascimento, 54 anos.

E para quem pensa que o casal mais experiente está junto há tanto tempo assim, se engana. Eles contam passaram maior parte da vida sem se conhecer, mas há 14 anos, Gerson, que morava no seringal no município de Brasileia, viu a foto da irmã de seu vizinho, que ele fez questão de mostrar dizendo que ela estava solteira e morava em Rio Branco.

O interesse foi imediato e logo após o primeiro contato, começaram a namorar. Raimunda foi morar no seringal com ele e permaneceram por dois anos na zona rural, depois foram morar na cidade.

A oficialização da união era que eles queriam muito e já tinham tentado três vezes, mas por problemas na documentação da noiva, não haviam conseguido. “Aqui resolveram tudo, foi uma benção. Sabe que to muito alegre hoje porque a gente conseguiu registrar nossa união”, disse o noivo.

Ação e cidadania

O juiz de Direito, Jorge Luiz, fez uma fala especial direcionada aos casais e reforçou a importância do Projeto Cidadão para a população do Acre, e também parabenizou a DPE também pela iniciativa. “Estou muito feliz de estar aqui e ter a honra de celebrar a união de vocês. O Projeto Cidadão há 28 anos cumpre esse papel tão importante junto a sociedade com apoio de parceiros essenciais, e fico feliz em poder fazer parte desta história”, disse.

A defensora pública geral, Simone Santiago, fez questão de agradecer ao Poder Judiciário pela parceria. “Agradecemos imensamente ao Tribunal de Justiça do Acre na pessoa da presidente, desembargadora Regina, e a coordenadora do projeto, desembargadora Eva, por estarem conosco hoje no município de Brasileia, celebrando essa união”, frisou.

A prefeita do município de Brasileia, Fernanda Assem, celebrou a presença das instituições e serviços oferecidos à população e disse ser esse um grande presente pelo aniversário do lugar, que também recebeu o projeto MP na Comunidade. “Agradecemos muito a Defensoria Pública que atendeu nosso pedido e está conosco oferecendo todos esses serviços junto aos parceiros do projeto. Agradeço a todos que estão atendendo hoje nossa população. E termos o casamento coletivo é uma linda forma de celebrarmos o aniversário de nossa Brasileia”, finalizou.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO