O Rio Juruá atingiu 12,69 metros e já afeta sete bairros em Cruzeiro do Sul: Miritizal, Boca do Môa, Lagoa, Várzea, Remanso, Cruzeirinho Novo e Saboeiro. Embora o nível do rio tenha subido, ainda não houve necessidade de retirar famílias, o que só ocorre a partir de 13,30 metros. Além disso, não há registros de suspensão de energia elétrica nas áreas afetadas.
O prefeito Zequinha Lima se reuniu com todos os secretários municipais nesta quarta-feira, 5, para planejar o apoio às famílias que poderão ser retiradas de suas casas, caso o rio continue subindo. Foram definidos os primeiros abrigos, as escolas municipais Corazita Negreiros e Thaumaturgo de Azevedo, além de equipes de saúde e assistência social para oferecer suporte. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras também estão com suas equipes e equipamentos de prontidão.
Zequinha Lima destacou que, nos últimos quatro anos, a prefeitura realizou um trabalho de elevação das casas mais vulneráveis às cheias, o que ajudou a minimizar a necessidade de remoção das famílias. Ele ressaltou que, com a previsão de mais chuvas e o nível do rio subindo, a cidade está preparada, com um plano de contingência em vigor e abrigos prontos para abrigar as pessoas afetadas.



