Conectando cinema à diversidade cultural da Amazônia, o coletivo de cultura Seiva Colab Amazônica realiza mais uma etapa do Programa Seiva de Portas Abertas, democratizando a cultura e entretenimento de maneira gratuita, nos dias 30 e 31 de agosto.

O projeto cultural é fruto da união das produtoras Breu Filmes, Celestina Produções e Palmácea Filmes, as quais se voltam à destacar produções regionais, narrativas feministas e animações independentes.
No sábado, o público terá a oportunidade de conhecer a história de vida e os desafios enfrentados por três produtoras rurais que sustentam suas famílias com a venda de produtos no Mercado Elias Mansour, no curta-metragem documental Mercado de histórias. Dirigido pela jornalista Alcinethe Damasceno, a qual participará de uma roda de conversa no fim da exibição, enriquecendo o que é visto em tela.
Na oportunidade, também será realizada a apresentação dos curtas A natureza grita, Entre o silêncio e a falta e A natureza da máquina, produzidos por alunos durante a oficina Autoficção: Algumas Transversalidades Possíveis.

No mesmo dia, será realizada a exibição de Kunhã Karai e as narrativas da terra, um filme dirigido pela cineasta e pesquisadora Paola Mallmann. O longa reúne vivências e luta de mulheres de diferentes povos originários do Brasil, refletindo sobre mudanças climáticas, ancestralidades e a proteção dos territórios tradicionais. Gravado entre 2019 a 2022, o filme conta com cenas gravadas em Feijó, no interior do Acre.
Já no domingo, a programação é iniciada pelo curta Sementes, feita no estilo stop motion, técnica de animação estilizada quadro a quadro, dirigido por Isabelle Amsterdam, sobre a força de crianças elementais na luta pela natureza. Em seguida, será a vez do curta Como descobri a minha cor, de Teddy Falcão, outra animação, sobre a história de uma criança negra que aprende a reconhecer e amar a sua cor. Ambos os filmes serão sucedidos por rodas de conversas.
E finalizando a edição, será promovida a oficina infantil Reciclando olhares com o artista visual Mestre Cas, conectando os curtas do dias com atividades de imaginação e reciclagem.

A realização do evento é feita com o apoio do Edital n° 10/2024 de subsídio para manutenção com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei Nº 14. 339/2022), por intermédio do apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). O Estado também apoia a iniciativa difundindo as atividades por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Serviço
Evento: Circuito de Cinema Seiva de Portas Abertas
Datas: 30 de agosto (sábado), às 18h | 31 de agosto (domingo), às 17h
Local: Rua Francisco Neri, 255 – Vila Ivonete
Entrada: gratuita