Menu

Clínica e ambulatório da Uninorte registram mais de 11 mil atendimentos

Espaços atendem pacientes de diversas regiões do estado, integrando ensino, assistência e humanização

O Centro Universitário Uninorte reforça, em 2025, sua atuação na área da saúde, oferecendo uma estrutura completa de atendimento à população, com especialidades médicas de grande demanda e serviços de referência. A instituição atua tanto no campus, localizado no Bloco F, em Rio Branco, quanto no Hospital Santa Juliana, garantindo cobertura ampla e qualificada para pacientes de diversas regiões do estado.

Na instituição, os pacientes têm acesso a 19 ambulatórios, incluindo quatro voltados à ginecologia, além de uma sala de triagem e uma sala de vacinação. As especialidades disponíveis incluem Clínica Médica, Pediatria, Nefropediatria, Infectologia, Geriatria, Cardiologia, Psiquiatria, Neurologia, Puericultura, Cirurgia Geral, Hematologia, Ortopedia, Exame de PCCU e Ultrassonografia Obstétrica. A equipe conta com 27 médicos, 3 enfermeiros e 3 fonoaudiólogos, funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 22h e aos sábados das 7h às 15h.

Enquanto no Hospital Santa Juliana, a Uninorte oferece serviços de referência em especialidades como Implante de DIU, Pneumologia, Pré-Natal de Alto Risco, Psiquiatria, Pediatria, Puerpério, Ginecologia, Clínica Médica e Cardiologia, com 6 médicos e 2 enfermeiros. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h30.

Somente entre 1º de janeiro e 28 de agosto de 2025, foram registrados 11.014 atendimentos, sendo 6.650 na Clínica Uninorte e 3.027 no Ambulatório do Hospital Santa Juliana. Também foram realizados 454 exames BERA, 1.019 triagens e 75 lavagens otológicas, reforçando a amplitude da estrutura, a qualificação da equipe e o modelo de atendimento planejado.

Segundo Samuel Jardim, gerente de Serviços de Saúde da Uninorte, a oferta desses serviços representa um avanço significativo para o estado. “Mais do que números, esses serviços representam dignidade e acesso. Para populações vulneráveis e municípios vizinhos, ter acesso a um cardiologista, psiquiatra ou ginecologista pode significar prevenção de agravos, diagnóstico precoce e melhora na qualidade de vida da população acreana”, disse.

Já para Anderson Quintino, gerente do Ambulatório do Hospital Santa Juliana, o atendimento da Uninorte é um marco na integração entre ensino e assistência. “É altamente relevante, tanto para a comunidade quanto para a formação médica, pois promove a integração entre ensino, assistência e responsabilidade social. O volume expressivo de atendimentos demonstra que a população procura e confia no serviço prestado. Outro ponto positivo é o modelo híbrido de agendamento, que garante equidade e segurança no acesso”, afirmou.

O atendimento tanto na Clínica Médica localizada no Bloco F, quanto no Ambulatório situado no Hospital Santa Juliana, ocorrem exclusivamente mediante agendamento, na maioria dos casos é necessário encaminhamento via rede municipal (SEMSA). As consultas podem ser solicitadas por meio do WhatsApp (68) 2102-8291 ou (68) 9989-1612.

Família ganha esperança com exame de BERA

Elándia Santiago, mãe de um menino que realiza o exame de BERA (Teste de Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) no Centro Universitário Uninorte, compartilha a gratidão pelo acompanhamento oferecido pela instituição. Antes da disponibilidade do serviço no Acre, a família precisou se deslocar para fora do estado, principalmente para São Paulo, para realizar o exame e dar início ao tratamento.

“Quando eu fiz o exame dele em São Paulo, eu não entendia como funcionava nem qual era a doença. Aqui na Uninorte, comecei a compreender como tudo funciona, o real motivo dos exames e a importância de cada procedimento. É uma esperança e uma grande facilidade poder estar perto de casa. A equipe vem proporcionando isso para a gente, e é maravilhoso, eu só tenho a agradecer”, disse.

A mãe explica que o diagnóstico foi um momento difícil e só percebeu a necessidade de atenção ao filho quando ele começou a andar, aos dois anos. “Por muito tempo, não sabia o que era o exame BERA. Só depois que passei a acompanhar meu filho aqui na Uninorte, consegui esclarecer muitas coisas e entender a importância do procedimento”, pontuou.

O relato de Elándia demonstra o impacto social da Uninorte na saúde auditiva infantil no estado, disponibilizando serviços especializados nesta e em várias outras áreas, proximidade e esperança para muitas pessoas. Com uma estrutura completa e organizada, a instituição de ensino superior se consolida como referência no Acre, integrando ensino, assistência e responsabilidade social, e oferecendo atendimento humanizado e de qualidade à comunidade.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS