Para promover a educação no trânsito de forma lúdica, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran/AC) leva para a Expoacre 2024 a peça teatral Aladdin em um passeio no trânsito.
Alcançar os pais com as apresentações faz parte didática das peças, conta o educador de Transito, Ivaí Oliveira. Foto: Jean Lopes/Emater O educador de trânsito, Ivaí Oliveira, relata: “ Essa é uma história que traz, principalmente para as crianças, que é o nosso público alvo, a conscientização, responsabilidade que temos que ter no trânsito, ensinar ali a forma correta de atravessar a rua, respeitar os sinais, o semáforo e também a respeitar também sempre a sinalização, as leis de trânsito. A gente busca através das crianças alcançar também os pais, trazendo essa conscientização. Para os pais, que também são motoristas, a questão de usar sempre o cinto de segurança e essas outras dicas que a gente tem que colocar em prática no nosso dia a dia”.Larissa veio com sua família assistir a peça. Foto: Jean Lopes/Emater Vinda do município vizinho, Bujari, Larissa Rodrigues ao entrar na feira decidiu conhecer o espaço do Detran/AC e junto com seus três filhos e o marido foram assistir à peça teatral, Aladin em um passeio no trânsito. “Viemos do Bujari e essa é a primeira vez que estamos no estande do Detran. Achei muito boa a peça, importante para eles aprenderem de cedo as leis de trânsito”, destacou.Concentrada na apresentação, a filha de Larissa, Vanessa Rodrigues, 13 anos, expressou. “Achei legal! Gostei bastante da peça, consegui aprender sobre as leis de trânsito”.
Larissa disse o quanto gostou da peça. Foto: Jean Lopes/Emater Situado na entrada do parque de exposições, o estande do Detran/AC está realizando todas as noites, apresentações teatrais e outras atividades como explica o diretor de Operações do Detran Acre, Anderson Castro: “Nós temos várias opções de trabalhos educativos, de ações educativas, para todos os públicos, para crianças, para adolescentes e para adultos. É uma forma de conscientizar, de levar nossa mensagem educativa para que a gente consiga ter bons condutores e evitar os acidentes. Aqui dentro do estande a gente tem toda a parte educativa voltada à lei seca, à condução de veículos, temos um simulador de impacto, que mostra a importância do cinto de segurança, temos um simulador também de condução, assim como peça teatral para as crianças. Lá fora, além do estande, nós temos a operação lei seca para garantir que as pessoas venham e retornem para a sua casa com segurança”, explicou.Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater Foto: Jean Lopes/Emater