domingo, 19 maio 2024 - 12:14
spot_img

Com autoridades federais e estaduais, 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal promove debate sobre preservação e desenvolvimento da região

Nos dias 11 e 12 de abril, Rio Branco, capital do Acre, será o palco do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento, de extrema relevância para a discussão e promoção do desenvolvimento sustentável na região, reunirá 54 secretários de Estado e chefes de poderes para abordar questões cruciais como o combate às queimadas, desmatamentos e crimes transfronteiriços.

O auditório da nova sede do Detran será o espaço para troca de ideias e experiências entre representantes do governo federal e dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Temas como os recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas estarão em pauta.

Entre os participantes do Fórum pelo governo federal estão os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudanças do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A programação do evento é extensa e diversificada, buscando promover um intercâmbio efetivo entre os participantes. No primeiro dia, estão programadas reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos. O segundo dia reserva uma Assembleia Geral dos Governadores e reuniões com presidentes dos Tribunais de Justiça de toda a Região Norte, além de uma reunião governamental para discutir informes gerais, agenda política e assinaturas de cooperação.

Além dos debates e reuniões, o fórum também reserva momentos de cultura e lazer, como apresentações artísticas e um circuito cultural pelo Acre, sugerido pela Diretoria de Eventos Oficiais da Secretaria de Estado da Casa Civil do Acre, que inclui visitas a locais históricos e culturais da região.

O objetivo principal do evento é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais. O fórum representa um importante passo na construção de políticas públicas eficazes para a maior floresta tropical do mundo.

Diversas pastas do governo estadual estão envolvidas na organização, incluindo as de Planejamento (Seplan), Segurança (Sejusp), Comunicação (Secom) e Cerimonial.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO