Menu
quinta-feira, 12 setembro 2024
domingo, 08 setembro 2024
spot_img

Com promessa de combate à violência de gênero, governo empossa nova secretária da Mulher

O Mês da Mulher começou com uma importante conquista para a implementação e fortalecimento de políticas públicas voltadas às acreanas. Nesta quarta-feira, 1°, o governador Gladson Cameli empossou Márdhia El-Shawwa como nova secretária de Estado da Mulher, durante solenidade realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco.

O governo do Acre empossou Márdhia El-Shawwa como secretária da Mulher. Foto: Diego Gurgel/Secom

Assegurar o direito das mulheres e lutar contra a violência doméstica, principalmente o enfrentamento ao feminicídio, estão entre as prioridades da atual administração estadual.

“A criação da Secretaria da Mulher é um compromisso nosso com todas as mulheres. Queremos deixar para trás estatísticas que não são favoráveis e tornar o Acre um lugar seguro para que as mulheres possam viver em paz”, afirmou Gladson.

Governador Gladson Cameli reafirmou compromisso com o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres. Foto: Diego Gurgel/Secom

Delegada aposentada da Polícia Civil, Márdhia El-Shawwa atuou durante muitos anos na defesa das mulheres em situação de vulnerabilidade social. A gestora enumerou ações que serão realizadas nos primeiros cem dias de governo.

“Vamos fortalecer nossos núcleos do interior e inaugurar três unidades da Casa Mulher Brasileira, além de transversalizar nossas políticas para as mulheres”, informou.

Nova pasta tem a missão de lutar pelos direitos e defesa das mulheres acreanas. Foto: Diego Gurgel/Secom

A vice-governadora reafirmou o empenho do Estado em prol da população feminina. “Esperamos que a criação desta secretaria seja um marco no combate à violência contra a mulher. Temos um trabalho que será desenvolvido a curto, médio e longo prazo, para que possamos superar esta situação”, disse Mailza.

Geovana Castelo Branco, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, parabenizou a iniciativa do governo do Estado. “Hoje é um momento de comemoração. Precisamos avançar com políticas públicas que sejam eficazes e ajudem as nossas mulheres”, declarou.

Programa Acolhe

A solenidade também foi marcada pela assinatura do termo de compromisso para implantação do Programa Acolhe, do Instituto Avon. A iniciativa está presente em mais de 300 municípios brasileiros e oferece assistência gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes.

Na oportunidade, governo do Estado e Instituto Avon assinaram termo de compromisso para implantação do Programa Acolhe no Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

“No ano passado, acompanhamos mais de 500 mulheres e dependentes. Oferecemos hospedagem temporária em hotéis, assistência social, psicológica e jurídica para essas mulheres”, explicou Daniela Marques, representante do Instituto Avon.

A cerimônia contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Simone Santiago; da procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Acre, Rita de Cássia Nogueira; da procuradora de justiça do Ministério Público do Acre, Patrícia Rêgo; da deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Michelle Melo; da vice-presidente da Fieac, Raimunda Holanda; e do desembargador do Tribunal de Justiça do Acre, Júnior Alberto; entre outras autoridades.

O que disseram

“A administração superior da Defensoria Pública é formada por três mulheres e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de fazer o diferencial para colaborar com a pauta feminina. A nossa preocupação é muito grande com a redução do feminicídio e reiteramos nosso trabalho em conjunto com o governo do Estado nessa missão”.

Simone Santiago, defensora pública geral do Estado 

“Não tenho dúvidas de que será feito um grande trabalho no fortalecimento e desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres, principalmente no enfrentamento à violência.”

Rita de Cássia Nogueira, procuradora-geral adjunta do MPAC

“É possível ter um estado livre de violência, e hoje demos um importante passo para alcançar esse objetivo, com a reativação da Secretaria da Mulher.”

Patrícia Rêgo, procuradora de justiça do MPAC

“A volta dessa secretaria contou com o apoio de 23 deputados estaduais. Espero que daqui a quatro anos possamos estar comemorando resultados positivos para as nossas mulheres.”

Michelle Melo, deputada estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa

“Com todo o conhecimento e experiência que a delegada Márdhia possui, tenho certeza do excelente trabalho que será feito em defesa das mulheres.”

Júnior Alberto, desembargador do Tribunal de Justiça do Acre

 

Agência de Notícias do Acre

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER