Mais de 144 mil contribuintes que regularizaram pendências com a Receita Federal podem consultar se receberão a restituição do Imposto de Renda. A consulta ao lote da malha fina de dezembro foi liberada nesta segunda-feira (23), incluindo aproximadamente 7,4 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, que foram priorizados devido às enchentes no estado. Ao todo, serão pagos R$ 448,96 milhões, com R$ 290,87 milhões destinados a pessoas prioritárias, como idosos, professores, contribuintes com deficiência ou doenças graves e aqueles que informaram a chave Pix na declaração.
Entre os contribuintes prioritários, 64.089 usaram a chave Pix do tipo CPF ou a declaração pré-preenchida. Além disso, 27.264 possuem entre 60 e 79 anos, 7.435 são do Rio Grande do Sul, 5.997 têm a maior renda vinculada ao magistério, 5.617 são idosos acima de 80 anos e 2.697 possuem deficiência ou doenças graves. Outros 31.126 contribuintes, que não se encaixam em categorias prioritárias e não informaram a chave Pix, também estão incluídos no lote.
O pagamento será realizado em 30 de dezembro, na conta ou chave Pix informada. Caso o depósito não seja efetuado, os valores podem ser resgatados no Banco do Brasil por até um ano. Se necessário, o contribuinte pode corrigir pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e aguardar lotes futuros. Após um ano sem resgate, será preciso solicitar a restituição no Portal e-CAC.