
O coordenador regional da Funai em Cruzeiro do Sul, Eldo Carlos Gomes Barbosa Shanenawa, foi preso em flagrante na noite de segunda-feira, 3, por dirigir embriagado na BR-364, entre Feijó e Tarauacá, no Acre. A Polícia Militar foi acionada por volta das 20h para atender a ocorrência, onde Eldo colidiu a caminhonete oficial da Funai na traseira de outro veículo. No local, foi encontrado dentro do carro oficial uma garrafa de vodka, além de outros passageiros.

Segundo o motorista do Prisma, Jocimar Morais da Silveira, ele reduziu a velocidade para passar por um buraco na pista quando foi atingido pela caminhonete conduzida por Eldo. O coordenador da Funai afirmou que seguia no mesmo sentido, mas não conseguiu evitar o impacto por erro de cálculo na distância entre os veículos. No teste do bafômetro, Jocimar apresentou resultado negativo (0,00 mg/L), enquanto Eldo registrou 0,84 mg/L, índice que configura crime de trânsito de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Diante da infração, Eldo recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Feijó. A caminhonete da Funai foi apreendida, pois não havia outro motorista habilitado no momento da abordagem. No local do acidente, o coordenador se comprometeu a arcar com os danos causados ao outro veículo.


