Na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, o corregedor-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Álvaro Luiz Araújo Pereira, recebeu a visita institucional do vereador de Rio Branco, Samir Bestene. O encontro, que contou também com a participação da promotora de Justiça Diana Soraia Tabalipa Pimentel, tratou de diversas pautas que envolvem a atuação conjunta entre o MPAC e a Câmara de Vereadores em prol da população de Rio Branco.

Durante a visita, o vereador Samir Bestene aproveitou para apresentar o projeto de decreto legislativo que visa conceder o título de cidadão rio-branquense ao corregedor-geral, o qual deverá ser entregue em cerimônia na Câmara de Vereadores de Rio Branco no final do ano. O representante da Câmara Municipal destacou a parceria com o MPAC.

“A Câmara Municipal tem uma relação de grande importância com o MPAC, uma vez que os dois órgãos atuam fiscalizando e buscando a garantia dos direitos da população. Essa visita teve como intuito reforçar essa parceria com a discussão de diversas pautas. Também fizemos um convite ao Dr. Álvaro para receber o título de cidadão rio-branquense, em reconhecimento aos serviços prestados à cidade e à comunidade local, além de celebrar o laço que ele e sua família construíram em Rio Branco”, frisou.

O corregedor-geral do MPAC agradeceu pelo convite e reforçou a importância da união entre os poderes.

“O Ministério Público é um espaço de diálogo, e é essencial que dialoguemos com diversos atores, incluindo os políticos que compõem o legislativo e o executivo, para encontrar soluções que atendam às necessidades da população. Além disso, fiquei especialmente contente com a notícia de que o vereador fará uma indicação para que eu receba o título de cidadão rio-branquense. Após 27 anos dedicados ao estado do Acre, com a formação de minha família em Rio Branco e residindo na cidade na maior parte desse período, essa notícia me enche de alegria e motivação para continuar meu trabalho”, afirmou.

Na ocasião, a promotora Diana Tabalipa reforçou o convite ao vereador, que integra a Comissão da Mulher da Câmara, e aos demais parlamentares, para participar da 5ª Reunião de Alinhamento da Rede de Proteção à Mulher, que ocorrerá na próxima terça-feira, 26 de setembro, no auditório do MPAC. A pauta do encontro será “trabalho e curso para mulheres”. Diana enfatizou a importância do trabalho para as mulheres como um caminho para a dignidade e igualdade de direitos.

“Nossa rede engloba diversos órgãos e nos reunimos mensalmente para discutir melhorias e apresentar iniciativas positivas sobre esse tema. Estamos focados não apenas em apoiar as vítimas de violência, mas também em empoderar as mulheres através do trabalho, permitindo que elas façam escolhas livres e tenham dignidade de vida. Convido a todos a participarem desta importante discussão no Ministério Público, onde abordaremos cursos e oportunidades de trabalho, visando uma vida digna para todas as mulheres e suas famílias”, disse.

Agência MPAC