Menu

De pé em meio à destruição: como casa sobreviveu a incêndio em Los Angeles

Arquiteto disse que o projeto foi feito para um amigo. Greg Chansen postou uma foto da casa no X. Na imagem ainda é possível observar que o carro estacionado ao lado do imóvel não sobreviveu. “Totalmente habitável. Passei lá hoje. (…) Alguns painéis de vidro precisarão ser substituídos. Se não forem, tudo bem. [E só] um pouquinho de resíduo de cinza se acumulou no parapeito interno”, escreveu ele.

Além disso, o morador se preparou e contou com a sorte para evitar grandes danos. Chansen ainda explicou que o morador, que já passou por outros incêndios, retirou latas de lixo e itens soltos da casa e deixou os portões laterais abertos como medida preventiva para evitar o fogo. O carro estacionado, no entanto, não resistiu.

Outros imóveis também sobreviveram ao fogo. Um deles foi uma mansão avaliada em US$ 9 milhões (R$ 54,3 milhões, na cotação atual) em Malibu. A resistência do imóvel frente às chamas também foi atribuída às opções feitas durante a construção. O proprietário, David Steiner, explicou ao New York Times que ela foi pensada com materiais resistentes ao fogo, como paredes de pedra e um telhado especialmente projetado para sobrevivência a incêndios.

Estados Unidos têm predileção a construções em madeira, que é inflamável. Por ser econômica, ela é uma escolha preferida no país. Um relatório da Associação Nacional de Construtores de Casas divulgado pela revista Time mostrou que 90% dos imóveis construídos em 2019 eram de madeira.

Devastação pode ser explicada pela pouca resistência dos imóveis. Segundo Clive Dawson, arquiteto e sogro de Chansen, algumas das residências em Pacific Palisades tinham 90 anos e pouca proteção contra incêndio. “Se você reformar uma casa, poderá fazer todas essas alterações e ela poderá ser muito resistente ao fogo. [Mas] a maioria das pessoas não faz esse tipo de coisa. Eles estão mais interessados em uma nova cozinha nova ou em um novo banheiro”, disse ele à Bloomberg.

Casas resistentes devem ser projetadas pensando no fogo. Dawson ainda explicou que materiais externos, como telhado de metal, evitam que o incêndio se alastre pelos imóveis, já que a maioria de como as casas se incendeia a partir de chamas no telhado.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS