Durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre, o deputado Adailton Cruz alertou que uma greve geral na área da Saúde poderá ser deflagrada caso o governo estadual não envie à Casa o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores até maio. Segundo ele, o plano já foi analisado pela Secretaria de Saúde (Sesacre), que fez sugestões que ainda serão avaliadas pelos trabalhadores em assembleia geral marcada para o dia 7.
Após essa análise, se aprovado pelos sindicatos, o PCCR será encaminhado à Casa Civil, que deverá submetê-lo ao parlamento com o aval do governo. Durante a assembleia, os servidores também definirão uma data limite para o envio do projeto à Aleac. Cruz reforçou que a expectativa dos trabalhadores é antiga, com mais de 25 anos de espera, e que a mobilização é inevitável caso o plano não avance no prazo estipulado.
O plano abrange profissionais de diversas áreas da saúde vinculados à Sesacre, Fundhacre, Igesac e outros órgãos, incluindo cargos como maqueiros, recepcionistas, técnicos de enfermagem e laboratório, médicos, farmacêuticos e nutricionistas. A proposta visa reestruturar a carreira dos servidores, promovendo melhorias nas condições de trabalho e remuneração para toda a categoria.